Abdominoplastia: tudo que você precisa saber - Dr. Ricardo Gozzano
X
X

Tudo que você precisa saber sobre Abdominoplastia, a cirurgia plástica do abdômen

A Abdominoplastia é a cirurgia plástica recomendada para tratar a flacidez na região da barriga. Ela é feita através da reconstrução da parede abdominal e podem ser retirados excesso de pele e gordura localizada.

Embora aconteça a retirada de gordura, esta cirurgia não é um tratamento para o emagrecimento. A paciente precisa estar pelo menos próxima do peso ideal para realizá-la. 

A Abdominoplastia é recomendada, principalmente, para mulheres com diástase abdominal, uma condição comum após a gravidez, caracterizada pelo afastamento dos músculos que formam a parede abdominal. Além disso, também indica-se este procedimento para quem tem flacidez, depósitos de gordura localizada e estrias na barriga.

Como é feita a Abdominoplastia?

Primeiramente, o cirurgião decidirá qual é o tipo ideal do procedimento para a paciente:

  • Abdominoplastia clássica: remove o excesso de pele e corrige a flacidez muscular. Recomendada para pessoas com grande sobra de pele e afastamento dos músculos abdominais.
  • Abdominoplastia extensa: além do método tradicional, ela remove os excessos localizados nas laterais do abdômen, quadris e lombar. Por isso, a incisão é maior.
  • Miniabdominoplastia: é uma cirurgia menor, indicada para pessoas que querem apenas eliminar o excesso de pele e gordura abaixo do umbigo.

Dependendo do tipo da cirurgia, a duração da Abdominoplastia é em média de três a quatro horas e a paciente deixa o hospital em 24 horas utilizando uma cinta modeladora. Os primeiros dias pedem repouso absoluto, mas a partir do quarto dia já é possível retirar o dreno e iniciar um tratamento paralelo de drenagem linfática para aliviar o inchaço.

Os pontos são retirados em 15 dias, quando é possível retomar gradualmente a realização de esforço físico com autorização médica.

É verdade que é feito um novo umbigo durante a cirurgia?

Isso é um mito! O umbigo da paciente apenas é reposicionado abaixo de um novo tecido de pele.

Cicatriz da Abdominoplastia

A cicatriz da Abdominoplastia fica localizada horizontalmente no abdômen, acima da linha dos pelos pubianos, normalmente coberta pelas roupas íntimas.

Nos primeiros 30 dias, ela se apresentará discreta, com algumas reações aos pontos. A partir do segundo mês, um espessamento natural fará com que a cor passe do vermelho ao marrom. Então, entre 12 e 18 meses depois, ela ficará mais clara e menos consistente até atingir a aparência definitiva.

Em quanto tempo é possível ver o resultado?

Nos primeiros meses, o abdômen apresentará uma insensibilidade relativa, após um período de inchaço que some com o passar dos meses. Depois disso, ele passará a ter um aspecto esticado ou plano até se normalizar para o resultado final, após cerca de 12 meses. 

No entanto, é imprescindível lembrar que outros fatores podem influenciar para que a flacidez se forme novamente na região do abdômen, prejudicando os resultados. Se a mulher pretende engravidar, a orientação é que tenha todos os filhos desejados antes de fazer a cirurgia para evitar prejuízo. Além disso, se a paciente manter uma rotina saudável, com exercícios físicos e alimentação balanceada, os resultados dificilmente se perderão.

As informações sobre a cirurgia plástica abdominal foram úteis para você? Então, entre em contato comigo!