Pré e pós-operatório de cirurgia plástica - Dr. Ricardo Gozzano
X
X
Tamanho ideal da prótese de silicone
Prótese de silicone: qual o tamanho ideal?
15 de abril de 2021
Cirurgias plásticas após a gestação
Cirurgias plásticas após a gestação
14 de maio de 2021
Voltar para o Blog

Pré e pós-operatório de cirurgia plástica

Pré e pós-operatório de cirurgia plástica

O sucesso de uma cirurgia começa antes mesmo do procedimento, com o pré-operatório. Mas o pós-operatório é tão importante quanto! Para se ter bons resultados do início ao fim, é preciso seguir à risca as recomendações do seu cirurgião. Hoje vamos falar sobre pré e pós-operatório de cirurgia plástica.

Planejamento de cirurgia plástica

O pré-operatório é todo o período que antecede a cirurgia plástica. É durante essa fase que fazemos todas as avaliações e exames necessários. O ideal é que esse processo se inicie de três a seis meses antes do procedimento. Por isso, a principal dica é: PLANEJE-SE! 

Assim que tiver uma ideia de quando quer fazer a cirurgia, já comece agendando sua consulta. Com isso, teremos tempo de tirar todas as suas dúvidas e fazer todos os esclarecimentos possíveis.

Exames necessários para fazer cirurgia plástica

Os exames são fundamentais na preparação para a sua cirurgia plástica. Depois da primeira consulta, você já sai com os pedidos em mãos. 

Por exemplo, alguns dos exames que sempre solicito são os de sangue, urina, cardíaco e de imagem. Vale lembrar que, dependendo do procedimento escolhido, outros exames podem ser pedidos. 

Com os resultados em mãos, podemos avaliar como está a sua saúde e saber se precisamos de mais exames ou se podemos avançar no processo da cirurgia.

Nesse ponto, precisamos lembrar que cirurgia plástica NÃO é um método de emagrecimento, então, SIM, você vai precisar ajustar seu estilo de vida antes do procedimento. 

Aposte em uma alimentação saudável e equilibrada, pratique exercícios físicos regularmente, tenha boas noites de sono e evite bebidas alcoólicas e cigarros. Ah, manter a saúde mental em dia também é fundamental!

Outra dica importante para essa fase é anotar todas as suas dúvidas e conversar com seu cirurgião. Só assim vocês dois, juntos, vão chegar ao resultado dos seus sonhos!

Pós-operatório de cirurgia plástica

O período de recuperação é essencial para alcançar os resultados sonhados com a cirurgia plástica. Afinal, o sucesso de um procedimento cirúrgico está ligado aos cuidados que o paciente deve adotar nesse período. Por isso, seguir todas as recomendações do seu médico é essencial. Lembre-se que pré e pós-operatório de cirurgia plástica caminham juntos.

Algumas medidas básicas devem ser seguidas, como:

  • Evitar exposição solar;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Beber muita água;
  • Fazer repouso devido e aguardar que o resultado apareça por completo;
  • Suspender o cigarro por pelo menos 30 dias.

Claro que, dependendo do procedimento feito, outras medidas devem ser adotadas no pós-operatório. Então, o principal é que você tenha paciência e siga as medidas específicas para o seu caso. 

Além disso, compareça sempre às consultas após sua cirurgia. Só assim seu médico vai avaliar a cicatrização e o andamento da recuperação. Por fim, não se esqueça: a cirurgia não acaba quando o procedimento termina. 

Dor no pós-operatório de cirurgia plástica

Acho que essa é uma das dúvidas mais frequentes que recebo das minhas pacientes sobre o pós-operatório: vai doer? E preciso te dizer: calma, você não vai sentir dor!

Durante a cirurgia, você estará sedada e anestesiada. Ou seja, além de não sentir dor, também não se lembrará do procedimento. Além disso, trabalho com uma equipe competente, preparada e dedicada, que faz tudo da forma mais segura possível. 

Ao sair da sala de cirurgia, você continuará sendo medicada para evitar a dor. E quando for para casa, receberá as prescrições dos remédios que deve tomar. Se seguir todas as recomendações corretamente, não sentirá dor e terá um pós-operatório tranquilo.

As obrigações do paciente no pré e pós-operatório de cirurgia plástica

A cirurgia plástica é um trabalho conjunto entre o cirurgião e o paciente; por isso, se quer ver resultados, cumpra também com suas obrigações no pré e pós-operatório de cirurgia plástica!

Isto é: faça o pré-operatório de maneira correta e com paciência e se dedique à sua recuperação. A verdade é que não há nenhum segredo, basta seguir as recomendações médicas e cuidar da sua saúde física e mental.

Entenda que, para cada procedimento, há um pós-operatório diferente. Por exemplo, no caso da técnica R24R, você deve fazer os exercícios que são recomendados minutos após a cirurgia e durante os dias posteriores, quando já estiver em casa. Já no caso da Lipo HD, as sessões de fisioterapia são fundamentais. 

Todo procedimento de cirurgia plástica possui etapas que precisam ser cumpridas. E elas levam tempo e disciplina por parte do paciente. Por isso, dedique-se ao pré e pós-operatório da sua cirurgia plástica. Tudo começa com a consulta e, se você seguir os passos corretos, termina com seu sonho realizado! Você está preparado?

Leia mais sobre as cirurgias que realizo

A única pessoa que pode certificar a viabilidade de uma cirurgia plástica é o médico especialista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Se você quer saber mais sobre prótese de silicone, clique aqui para ser direcionado para o meu WhatsApp