Peso ideal para fazer cirurgia plástica - Dr. Ricardo Gozzano
X
X

Como saber se estou no peso certo para fazer cirurgia plástica?

Será que existe um peso ideal para fazer cirurgia plástica? Esta é uma dúvida comum entre pacientes que desejam se submeter a um procedimento estético.

A verdade é que não existe um valor exato para se ter na balança, mas há sim uma preocupação com o peso, pois ele é um fator importante para a segurança da paciente e para o sucesso do procedimento.

O motivo? Estar acima do peso é fator de risco para várias doenças e aumenta as chances de complicações durante uma cirurgia, podendo gerar ainda problemas cardíacos e sangramentos.

Cirurgia plástica não é técnica de emagrecimento

Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que a lipoaspiração, a abdominoplastia e outras cirurgias plásticas são meios rápidos para emagrecer. Isso não é verdade! 

Os objetivos desses procedimentos são outros! Sendo assim, eles têm como finalidade a redefinição do contorno corporal, retirada de excesso de pele e gordura, remodelação da barriga, entre outros.

Aliás, para a cirurgia plástica ser bem sucedida, a paciente precisa entrar dentro de uma faixa saudável de peso ou no máximo de 20% a 30% acima dela.

E qual é o peso ideal?

Normalmente, eu gosto de conversar com as minhas pacientes durante a primeira consulta sobre hábitos alimentares, rotina e exercícios físicos, além de fazer uma avaliação física. 

Uma forma de saber sobre o peso é com o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Ou seja, de forma mais simples, você multiplica sua altura por ela mesma e depois divide seu peso pelo resultado da última conta.

Por exemplo, uma pessoa com 1,70 m e 70 kg fará o seguinte cálculo:

  • Altura multiplicada por ela mesma: 1,70 x 1,70 = 2,89 
  • Peso dividido pelo quadrado da altura: 70 / 2,89 = 24,22 
  • Logo, essa pessoa tem IMC de 24.

Desta forma, você obtém um valor que indica se está abaixo, dentro ou acima da faixa de peso saudável. Conforme os valores a seguir:

Peso ideal: Índice de massa corporal

Vale lembrar que apenas o cálculo do IMC não fornece todas as informações necessárias para determinar se uma pessoa está dentro do peso saudável. Existem outras análises mais abrangentes.

Por isso, estar abaixo ou acima do IMC saudável não significa necessariamente que a cirurgia plástica está proibida.

Como alcançar o peso ideal?

Comece com determinação em atingir o bem-estar com o seu corpo, ao invés de colocar metas inalcançáveis. As duas dicas mais importantes para atingir o peso ideal são: alimentação saudável e prática de exercícios físicos regularmente.

Procure ajuda especializada de um nutricionista e um personal trainer, de forma com que você tenha dietas e treinos especiais para o seu caso.

Também é importante lembrar que o peso precisa ser mantido, ou seja, a alimentação saudável e os exercícios físicos devem continuar fazendo parte da sua rotina.

É preciso ressaltar ainda que emagrecer ou engordar muito depois do procedimento pode levar à perda dos resultados estéticos obtidos.

De qualquer forma, mais do que um cálculo, é a avaliação médica que vai definir as possibilidades de uma cirurgia plástica, levando em consideração a segurança da paciente e as chances de bons resultados!

Se você quer passar por uma avaliação exclusiva, entre em contato comigo!