O que você precisa saber sobre drenagem linfática - Dr. Ricardo Gozzano
X
X
Cirurgias combinadas – fazer ou não fazer?
13 de novembro de 2018
Voltar para o Blog

O que você precisa saber sobre drenagem linfática

A drenagem linfática é um procedimento bastante procurado por mulheres e homens que buscam reduzir medidas, sendo um dos queridinhos no meio estético. A técnica consiste em uma massagem para estimular o sistema linfático, responsável pela movimentação de fluídos do corpo.

O sistema linfático é composto por vasos e gânglios linfáticos. Dentro deste sistema corre a linfa, um líquido de aspecto amarelado e viscoso que carrega as impurezas do nosso corpo como células mortas, toxinas, bactérias, entre outros. Através dos vasos, ela é levada até os gânglios linfáticos que, além de atuarem na defesa do nosso organismo, filtram o fluído para o devolverem ao sistema circulatório.

O principal objetivo da drenagem linfática é justamente eliminar de forma natural os resíduos deste trabalho metabólico que se acumulam entre as células, causando retenção de líquido e inchaço.

Como funciona a Drenagem Linfática?

Ela nada mais é do que uma técnica de massagem que deve ser realizada em direção aos gânglios linfáticos, estimulando a circulação. Geralmente, a drenagem é feita de forma manual, mas também podem ser utilizados equipamentos de endermologia em sua realização.

Os resultados são sentidos imediatamente.

A Drenagem emagrece?

Ao fazer com que o sistema flua de maneira mais rápida, a drenagem causa a sensação de emagrecimento graças à redução de medidas, porém, isso acontece por conta da diminuição do inchaço. A massagem linfática não deve ser encarada com um método para emagrecer.

Estou grávida. Posso fazer?

Sim! Durante a gravidez é comum reter líquidos em diversas partes do corpo. Neste caso, a drenagem linfática pode ser uma ótima opção para evitar que isso aconteça.

Quais resultados devo esperar?

Os resultados mais visíveis são a diminuição do inchaço e a redução de celulites. Mas, a drenagem também atua no fortalecimento do sistema imunológico, reduz dores de cabeça, cólicas, acnes e até mesmo doenças mais graves como depressão.

Outra vantagem dessa técnica é desobstruir os bloqueios e, portanto, auxiliar na queima dos estoques de gordura acumulados pelo corpo.

Qual o número ideal de sessões?

Não existe um número certo para realizar o procedimento. Para notar resultados efetivos, é recomendável realizar no mínimo 10 sessões, mantendo uma frequência semanal ou mensal, no mínimo.

 

Após cirurgias como a abdominoplastia e prótese de silicone, por exemplo, é interessante a realização de drenagem como um complemento pós-operatório. Ela irá auxiliar na cicatrização, diminuirá os edemas (inchaços) e fará a paciente se sentir bem melhor.