Mommy Makeover e cirurgias após a gravidez - Dr. Ricardo Gozzano
X
X

Muitas mamães colocam os cuidados pessoais de lado após o parto para se dedicarem integralmente aos filhos. Com o passar do tempo, as mudanças no corpo podem ser tantas que elas não se reconhecem ao olhar no espelho. Por isso, continue a leitura e saiba mais sobre Mommy Makeover e cirurgias após a gravidez.

Mommy Makeover é um termo que ainda não é muito conhecido no Brasil, mas nos EUA é tendência entre as mamães que querem voltar a ter o corpo parecido com o de antes da gestação – e ainda mais bonito! É a combinação de cirurgias plásticas nas mamas, abdômen e lipoaspiração para mulheres que já engravidaram.

Quando considerar a associação de cirurgias do Mommy Makeover?

  • A gestação e a amamentação alteraram o tamanho ou formato das suas mamas de uma maneira negativa;
  • Você está insatisfeita com o excesso de pele abdominal, estrias, aspecto do umbigo e tem diástase;
  • Você tem depósitos de gordura na barriga, quadris, tronco, braços ou coxas, devido às variações de peso.

Através de uma avaliação com um cirurgião plástico, é possível ver se a paciente está em boas condições de saúde e determinar as melhores cirurgias para seu caso particular. 

Aliás, nenhum procedimento é indicado logo após o parto, pois é necessário esperar um tempo para que o organismo retorne ao normal, o que pode demorar de seis a 12 meses.

Sou uma candidata para o Mommy Makeover?

O Mommy Makeover pode te ajudar a recuperar a autoestima e a satisfação com o próprio corpo. Portanto, é fundamental respeitar a saúde e a orientação médica. Você é uma candidata se cumprir os seguintes requisitos:

  • Tem bom estado de saúde;
  • Esperou seis meses após o nascimento do bebê;
  • Esperou seis meses após parar de amamentar.

Mamas

Após a amamentação, os seios geralmente diminuem de tamanho e caem, os mamilos ficam mais baixos, a pele se torna flácida e podem aparecer estrias. Assim, a cirurgia de aumento das mamas com prótese de recuperação rápida (R24R) é indicada para os casos em que a paciente quer remodelar e aumentar os seios. 

Também há situações em que é indicada uma mastopexia, ou seja, o levantamento da mama com retirada de excesso de pele. Ou ainda podemos fazer uma mamoplastia redutora quando a paciente quer diminuir de tamanho das mamas.

Contorno corporal

O contorno corporal também sofre mudanças significativas após a gestação. As queixas comuns são: excesso de pele, acúmulo de gordura localizada, abaulamento do abdômen, perda da cintura, envelhecimento do umbigo, diástase (afastamento dos músculos abdominais) e até hérnias.

Para os casos acima, dependendo da quantidade de pele em excesso, podemos selecionar técnicas de abdominoplastia, lipoaspiração HD e lipoescultura para melhoria do contorno corporal e tratamento das gordurinhas que estão sobrando.

Pós-operatório do Mommy Makeover

É preciso ter a consciência de que, quanto mais procedimentos, maior o trauma cirúrgico, e maior o tempo de recuperação. Mas, de maneira geral, isso leva de uma a três semanas. Por exemplo, se a paciente colocar a prótese de recuperação rápida, ela poderá carregar seu bebê (de até 15 kg) no colo já no dia seguinte. 

É comum que as mães aguardem entre um e dois anos depois do nascimento do filho para fazer as cirurgias associadas. Vale lembrar que o apoio familiar é fundamental durante o período de repouso. Confira os cuidados no pós-operatório:

  • Usar a cinta compressora e o sutiã cirúrgico recomendados;
  • Não realizar atividades físicas sem autorização médica;
  • Tomar as medicações prescritas pelo cirurgião;
  • Fazer sessões de drenagem linfática conforme orientação médica.

Seguindo todos os cuidados orientados pelo cirurgião, a recuperação será tranquila, e os resultados estéticos adequados!

E se eu engravidar novamente?

Além disso, uma dúvida muito comum é se os resultados serão perdidos caso a paciente engravide novamente.

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que tanto o bebê quanto a mãe não vão sofrer danos em razão das cirurgias plásticas, caso ocorra uma nova gestação. No entanto, certamente as mudanças corporais da gravidez vão influenciar nos resultados estéticos alcançados previamente com o Mommy Makeover.

Mais sobre Mommy Makeover

Quer saber mais sobre as cirurgias associadas do Mommy Makeover? Faça uma avaliação comigo, agendando pelo WhatsApp!