Colocar silicone é o sonho de muitas mulheres. Mas, em contrapartida, algumas têm o desejo de fazer justamente o contrário e retirar a prótese. Essa cirurgia recebe o nome de explante mamário. Neste artigo, vou falar mais sobre esse procedimento.
Para quem é indicado
O explante mamário é indicado em algumas situações, como:
- Doenças relacionadas ao explante de silicone
A Síndrome SIA apresenta sinais de doenças autoimunes que aparecem logo após a colocação do implante. A situação é mais comum para quem já tem predisposição genética para doenças inflamatórias ou autoimunes. Outros casos podem ocorrer após a colocação do silicone.
Geralmente, a remoção da prótese já resolve os problemas.
- Contratura capsular
A contratura capsular ocorre quando há uma reação do organismo, que cria uma cápsula mais espessa para isolar o material sintético identificado pelas células, formando uma membrana rígida e fibrosa ao redor do implante. Sendo assim, esta é a famosa “rejeição à prótese”
Os principais sinais são dores e desconfortos, e alteração no formato e enrijecimento dos seios. Neste caso, retiramos a prótese e substituímos por uma nova.
- Ruptura da prótese
A ruptura pode ou não apresentar sintomas. Sendo assim, o acompanhamento médico regular é fundamental. Neste caso, o explante é obrigatório e, em seguida, pode-se colocar uma nova prótese.
- Estética
Muitas vezes o explante pode ser feito por questões estéticas. Com isso, há quem decida fazer a remoção, por exemplo, por buscar uma maior aceitação com o corpo de forma natural ou por querer diminuir o peso dos seios.
Como é a cirurgia
Geralmente, para a cirurgia de explante mamário, usa-se a mesma incisão feita para a colocação da prótese. Dessa maneira, a paciente não fica com novas cicatrizes.
Vale lembrar que quando o implante é retirado e não substituído, pode haver algum grau de flacidez nas mamas.
Pós-operatório
A paciente pode optar ou não por corrigir o grau de flacidez que fica após o explante ou ainda colocar uma nova prótese.
Caso opte por não colocar um novo implante, há ainda a opção de enxertia de gordura na região das mamas para melhorar o volume e formato dos seios. Sendo assim, o pós-operatório vai depender muito de como será realizado o explante de silicone. Por isso, é fundamental que a paciente siga rigorosamente as recomendações médicas.
Sempre converse com um cirurgião plástico de sua confiança para que, juntos, possam encontrar o melhor caminho a ser seguido no seu caso. Se você quer saber mais, clique aqui para ser direcionado para o meu WhatsApp.
Leia mais