Cuidados pré e pós operatórios da cirurgia plástica - Dr. Ricardo Gozzano
X
X

Planejando uma cirurgia plástica? Veja os cuidados pré e pós operatórios

Cada vez mais pessoas estão realizando cirurgia plástica, mas não se engane, pois os procedimentos não são simples e o bom resultado depende de cuidados que a paciente deve tomar antes e depois de passar pela operação.

É fundamental também prestar atenção nas consultas anteriores e após a cirurgia plástica, para resolver dúvidas junto ao médico sobre o que deve ou não ser feito durante esses períodos delicados.

Assim que uma cirurgia é finalizada, imediatamente, o organismo começa uma fase de reparação do trauma cirúrgico. Essa fase pode ser intensa e vai depender da extensão da operação. 

Confira cuidados pré e pós operatórios da cirurgia plástica

Pré-operatório

O cuidado com a alimentação deve ser redobrado, já que a anemia ou falta de nutrientes podem dificultar a cicatrização e a recuperação da área operada. Primeiramente, o consumo de produtos com muita gordura saturada e açúcar refinado, assim como embutidos, enlatados e industrializados deve ser evitado.

Esse tipo de alimento pode interferir no processo de cicatrização e comprometer o sistema imunológico. Além disso, a ingestão de sal deve ser moderada, pois o sódio é responsável pela retenção de líquido, o que pode aumentar o inchaço.

Se for fumante, a paciente deve abandonar o hábito pelo menos 30 dias antes do procedimento, essa droga diminui a circulação sanguínea e também piora o processo de cicatrização.

Mulheres que tomam anticoncepcional também devem avaliar junto ao médico a possibilidade de pausar o medicamento antes da cirurgia plástica, considerando que ele aumenta o risco de coagulação do sangue.

Pós-operatório

Depois da cirurgia plástica, a paciente deve tomar cuidado para não fazer movimentos que forcem a cicatriz, considerando que o tecido precisa de algumas semanas para recuperar a força. Sobretudo nesse período, o repouso é fundamental e as atividades físicas só poderão voltar à rotina depois da liberação médica.

Ainda que haja um suporte nutricional adequado, o médico deve aconselhar o consumo de substâncias que são ajudam na cicatrização, como vitamina C, ferro, ácido fólico e alimentos com alto teor de proteínas. 

Banhos quentes e exposição ao sol devem ser evitados durante um tempo após a cirurgia plástica, pois facilitam o sangramento da área operada, aumentam o inchaço e provocam manchas na pele.

O uso de cintas modeladoras e sutiãs apropriados poderão ser recomendados pelo médico. Esses itens fazem com que hematomas sarem mais rapidamente e ajudem na retração cutânea. O monitoramento do especialista ajuda na adequação desses acessórios para manter a efetividade.

Em resumo, a paciente deve seguir todas as indicações do médico durante as consultas anteriores e de acompanhamento da cirurgia plástica. Cada caso deve ser avaliado individualmente, pensando no bem-estar físico e psicológico da pessoa.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe meu Instagram, me siga no Facebook ou entre em contato comigo!