Contratura Capsular - Dr. Ricardo Gozzano
X
X

Você já ouviu falar em contratura capsular?

A contratura capsular é uma das complicações que podem ocorrer com pessoas que colocam implante de silicone nos seios, e ela acontece por rejeição do próprio corpo do paciente, ocorrendo uma perda de elasticidade da cápsula que envolve o implante e forma uma camada de tecido de cicatrização em torno dos implantes mamários causando desconforto e rigidez da área. Essa camada é formada por tecidos conjuntivos (fibrose) e é um fenômeno considerado natural após qualquer cirurgia que envolva materiais sintéticos, pois o organismo inicia uma ação de defesa e o sistema imunológico desenvolve uma cicatriz interna sob a forma de várias camadas sobre a prótese.

Quais os sintomas?

Na maioria dos casos é bem sutil esse tipo de complicação, pois a fibrose ocorre em alguns graus e somente quando já está avançado é que apresenta modificação, ruptura da prótese e dores intensas no paciente.

Grau I: sem sintomas locais e que em exame físico, não se verifica alterações como assimetrias ou deslocamentos. As mamas são macias e não há incômodo na palpação.

Grau II: a mama com contratura é menos elástica, podem ocorrer pequenos incômodos e o implante é sentido na palpação. Visualmente não há alteração.

Grau III: a mama com contratura é mais dura, o implante pode ser visto e sentido na palpação e há assimetria em relação a outra mama.

Grau IV: existem todas as alterações do III acrescido de dor e assimetria grave, com perda do resultado.

O diagnóstico é realizado através da observação e apalpação das mamas, mas são necessários exames complementares como mamografia ou ecografia para um diagnóstico mais preciso.

Existe tratamento?

Existe sim! Após a avaliação será verificada a necessidade de uma possível troca do implante, caso os sintomas sejam leves, é possível reverter o processo com medicações. Já se o processo já estiver em estágio severo, será necessária a troca do implante por um novo.

É sempre bom salientar que a prevenção é sempre o melhor dos tratamentos, por isso é extremamente importante que se siga corretamente o pós-operatório e todas as recomendações médicas, pois ele favorece uma melhor cicatrização e assim garante que o seu procedimento não tenha complicações.

Saiba mais sobre a mamoplastia

Implante de próteses de siliconeBuscar uma boa clínica de cirurgia plástica e um cirurgião experiente é uma das principais prevenções aos possíveis problemas relacionadas a mamoplastia e implante de próteses de silicone. O Dr. Ricardo Gozzano tem grande experiencia em diversos procedimentos cirúrgicos e é responsável pela clínica com um corpo clínica altamente qualificado.

Prótese de silicones em Sorocaba

Na cidade de Sorocaba, nossa Clínica é uma das principais referências em atendimento. Agende uma consulta de avaliação conosco e tire suas dúvidas.

A cirurgia de aumento de mama utiliza próteses de silicone para dar volume, melhorar a forma dos seios ou restaurar o volume perdido após perda de peso ou gravidez. É a cirurgia plástica mais realizada no mundo e também é indicada para corrigir mamas com tamanhos diferentes ou recuperar o seio após um câncer de mama.