Cirurgia plástica não é método de emagrecimento - Dr. Ricardo Gozzano
X
X

Se tem uma coisa que eu reforço para minhas pacientes desde o início é que cirurgia plástica NÃO é método de emagrecimento. Para realizar um procedimento estético, a paciente precisa estar no seu peso ideal, ou seja, estar saudável.

Assim, cuidamos para que haja menos riscos durante e após o procedimento. Afinal, sua saúde e segurança precisam estar sempre em primeiro lugar.

Eu avalio cada paciente para entender cada caso, mas já adianto que é necessário ter IMC até 26, praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável. Prepare seu corpo e realize seu sonho do corpo esculpido!

Posso engordar após a cirurgia plástica?

Se você já ouviu dizer que após uma cirurgia plástica não vai mais engordar na região do procedimento, preciso te dizer que isto é um mito. Como já disse, a cirurgia plástica MODELA, mas não emagrece. As células de gordura não se regeneram, ou seja, as que foram retiradas não voltam. Mas as que não foram removidas podem aumentar de tamanho, compensando a falta das outras. 

No caso da lipoaspiração de alta definição, por exemplo, nas áreas onde o procedimento foi feito é um pouco mais difícil engordar. No entanto, o paciente pode continuar com o corpo modelado enquanto engorda; com isso, o efeito do ganho de peso ficará mais evidente em outras áreas do corpo.

Por isso, após o procedimento, você deve cuidar ainda melhor da sua saúde, tendo uma alimentação equilibrada, praticando atividades físicas e adotando hábitos saudáveis.

Estou acima do peso. Posso fazer cirurgia plástica?

É muito importante entender que a obesidade ou o sobrepeso são fatores de risco em qualquer procedimento cirúrgico, já que podem elevar o risco de problemas cardiovasculares, dificultar a anestesia e até causar complicações na cicatrização, uma vez que a gordura em excesso tensiona a pele e os tecidos.

Nos procedimentos que retiram gordura, existe a ilusão de que o peso será reduzido. E isso não é verdade. Tratar a gordura localizada não significa emagrecer, mas sim modelar uma parte do corpo.

Ou seja, as áreas não “mexidas” tendem a engordar mais rápido do que as áreas que passaram por um procedimento estético. Por isso, para quem pensa em modelar o corpo, é fundamental manter um bom estilo de vida com a prática de atividades físicas e alimentação adequada. Lembrando, ainda, que cada caso precisa ser minuciosamente avaliado antes de qualquer decisão.

Não tenho gordura, mas tenho flacidez. E agora?

Se você não tem gordura localizada, pode optar por fazer só o Renuvion, que já é considerado um dos maiores avanços em cirurgia plástica nos últimos 20 anos para o tratamento de flacidez leve ou moderada. Isso porque ele causa a retração de até 80% da pele flácida, com poucos traumas ao corpo. O efeito da contração do tecido é causado por radiofrequência e plasma e perceptível imediatamente após o procedimento. Mesmo assim, durante o processo de recuperação do corpo, o resultado melhora ainda mais!

A aplicação do Renuvion é feita ao final da Lipo HD. O procedimento é realizado com o uso de um dispositivo de mão estéril e de uso único. Esse aparelho é introduzido abaixo da pele, onde é acionado e, com isso, há a liberação de gás hélio e radiofrequência para criar um fluxo de energia. 

Em seguida, a combinação de energia causada pelas substâncias promove a retração do tecido, permitindo a adesão da pele à musculatura e, por consequência, reduzindo a flacidez. 

Por isso, se a queixa da paciente for somente a flacidez da pele, o Renuvion pode resolver a questão sozinho. Só vale lembrar que o tratamento continua sendo uma cirurgia e, por isso, é necessário seguir TODAS as recomendações de pré e pós-operatório.

Existe época certa para fazer uma cirurgia plástica?

Na verdade, você pode fazer os procedimentos em qualquer época do ano, já que eles não mudam de acordo com as estações.

Porém, fazer uma cirurgia no inverno tem lá suas vantagens. Por exemplo, no caso da lipo HD, o uso da cinta compressora é obrigatório e, com a temperatura mais baixa, pode haver mais conforto no pós-operatório. Por isso, planeje-se! Fazer a cirurgia no inverno também vai te possibilitar a curtir o verão com o corpo dos seus sonhos! 

Leia mais:

A única pessoa que pode certificar a viabilidade de uma cirurgia plástica é o médico especialista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Se você quer saber mais sobre prótese de silicone, clique aqui para ser direcionado para o meu WhatsApp.