As diferenças entre a lipo convencional e a lipo HD - Dr. Ricardo Gozzano
X
X

As diferenças entre a lipo convencional e a lipo HD

Conquistar um contorno corporal definitivo e sem as gordurinhas indesejadas é o sonho de muitas pessoas. Por isso, entender as diferenças entre a lipo convencional e lipo HD é fundamental na hora de escolher o procedimento mais adequado.

As duas técnicas têm o objetivo de remover a gordura localizada, mas as diferenças na execução e na tecnologia utilizada fazem com que tenham resultados diferentes. Eu, por exemplo, realizo apenas a lipo HD hoje em dia, pois acho que é uma técnica muito mais moderna e segura. Conheça as diferenças entre a lipo convencional e a lipo HD!

Lipo convencional e lipo HD

A lipoaspiração convencional é realizada para eliminar depósitos de gordura localizada. Por isso, o procedimento é recomendado quando o paciente está insatisfeito com essas gorduras indesejadas em regiões como abdômen, coxas, braços, glúteos, joelhos, etc. 

Por outro lado, a lipo HD é uma técnica que utiliza aparelhos mais modernos para proporcionar ao paciente um contorno corporal valorizando as curvas naturais, além, é claro, de também remover a gordura localizada nessas áreas. A lipoaspiração de alta definição é indicada para pacientes que gostam de um aspecto mais definido, com os músculos aparentes, mas têm dificuldades de chegar a esse resultado somente com treinos e exercícios físicos.  

Paciente ideal para lipo HD

O paciente ideal é aquele que tem pequena ou moderada quantidade de gordura localizada, mantém um estilo de vida saudável e está dentro do peso ideal. Mas, como sempre digo, tudo depende de uma avaliação detalhada. É importante lembrar que o foco dessa técnica NÃO é o emagrecimento, mas sim o refinamento das curvas do corpo. 

Portanto, a principal diferença entre elas é o desejo do paciente. Enquanto a primeira é voltada para pessoas que querem apenas eliminar depósitos de gordura, a segunda é indicada para pessoas que querem evidenciar a musculatura já existente.

Pós-operatório lipo convencional e lipo HD

A recuperação dos dois procedimentos é muito semelhante, já que ambos demandam repouso de sete a dez dias, uso de malha compressora e drenos e  sessões de fisioterapia pós-operatória.  Além disso, o paciente deve adotar uma alimentação saudável e seguir todas as orientações do médico.

Além disso, a cicatrização das duas técnicas também é bem parecida. Os cortes têm cerca de um centímetro, e os pontos são retirados entre sete e 14 dias.

Renuvion

O Renuvion é a tecnologia de radiofrequência e plasma que pode ser aplicada ao final da Lipo HD para causar retração dos tecidos, no plano da pele e subcutâneo, a fim de reduzir a flacidez. Já é considerado um dos maiores avanços tecnológicos em cirurgia plástica nos últimos 20 anos, porque trata muito bem a pele flácida com pouquíssimos traumas ao corpo. Ele também pode ser aplicado sozinho, independente da lipo HD, no caso de pacientes que não têm gordura localizada.

Então, o Renuvion é introduzido e posicionado logo abaixo da pele, na subderme, aproveitando as incisões por onde entrou a cânula de lipoaspiração. Em seguida, ele é acionado, havendo liberação de gás hélio e radiofrequência para criar um fluxo preciso de energia – que é o plasma. 

Assim, o aparelho produz calor suficiente para alcançar temperaturas superiores a 85º C nos septos do subcutâneo, e 42º C na pele. Por outro lado, ao mesmo tempo em que gera calor suficiente para contrair a pele, o excesso de gás hélio resfria a área de tratamento. É essa combinação de energia que contrai os tecidos logo abaixo da pele, tensionando-a e retraindo-a, além de derreter a gordura remanescente nas células.

Qual escolher?

Após entender as diferenças entre as duas técnicas, lipo convencional e lipo HD, é fundamental que a escolha do procedimento seja tomada em conjunto com um cirurgião plástico da sua confiança, já que é esse profissional que vai avaliar sua saúde e os objetivos da intervenção estética para escolher o que melhor se encaixa no seu caso. Mas vale lembrar que eu indico a lipo HD e realizo apenas essa modalidade.

Por fim, vale lembrar que a cirurgia plástica é um procedimento complexo e que demanda planejamento. Por isso, é fundamental passar por avaliações, seguir corretamente o pré-operatório e as recomendações pós-cirúrgicas. 

Leia mais:

A única pessoa que pode certificar a viabilidade de uma cirurgia plástica é o médico especialista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Se você quer saber mais sobre prótese de silicone, clique aqui para ser direcionado para o meu WhatsApp