A avaliação e a sua importância antes da cirurgia plástica - Dr. Ricardo Gozzano
X
X

A avaliação e a sua importância antes da cirurgia plástica

Câncer de mama e a reconstrução mamária
8 de outubro de 2018
mommy makeover
Mommy Makeover – a cirurgia do momento
5 de novembro de 2018
Voltar para o Blog

A avaliação e a sua importância antes da cirurgia plástica

A avaliação prévia é fundamental antes de qualquer cirurgia plástica.

A primeira coisa que fazemos antes de dar início em qualquer procedimento médico, seja ele cirúrgico ou não, é a avaliação. Neste primeiro contato é importante que o cirurgião conheça a fundo as intenções do paciente e assim consiga tirar as suas dúvidas, além de orientar o paciente em relação aos próximos passos.

Durante a primeira consulta, é fundamental informar o cirurgião sobre todas as doenças que teve ou ainda tem, remédios que consome, possíveis alergias, se é fumante ou toma bebidas alcoólicas com frequência, etc. Após esse relatório, serão solicitados uma série de exames que são necessários para o pré-operatório, que dependendo da idade, ou caso o paciente apresente alguma patologia anterior, outros exames adicionais também poderão ser requeridos.

Quais são os exames solicitados?
Para toda cirurgia são necessários alguns exames para saber como está o corpo do paciente e se o mesmo está apto para que seja realizado o procedimento, são eles:

Sangue: hemograma, coagulograma, ureia, creatinina, glicemia de jejum, IgE total e IgE específico para látex.

Urina: urina de rotina e urocultura.

Imagem: ultrassonografia de abdômen total e ultrassonografia de parede abdominal, enfatizando a identificação de hérnias e diástase da parede abdominal.

Eletrocardiograma: exame simples ou mais específico dependendo do caso ou histórico do paciente.

Abdominoplastia e lipoaspiração – A ultrassonografia de abdômen e a ultrassonografia de parede abdominal são indicadas.

Mamoplastia – Imagem: ultrassonografia de mamas e axilas e mamografia, caso a paciente tenha mais de 35 anos.

Quando fazer os exames?

Os exames pré-operatórios devem ser realizados com no máximo três meses de antecedência da data marcada para a cirurgia plástica e são importantes para garantir o sucesso e segurança da mesma. Os exames com mais de 3 meses não são válidos, pois já podem ter ocorrido algumas alterações no organismo.

Depois de fazer os exames estes são analisados pelo cirurgião e pelo anestesista, que vão indicar se está tudo bem e se a cirurgia pode ser realizada sem perigo ao paciente.

Lembrando que todos os cuidados, tanto antes quanto após a cirurgia devem ser seguidos à risca, pois tem influência direta na recuperação do corpo e também na qualidade dos resultados.