Otoplastia - Dr. Ricardo Gozzano

A otoplastia é a cirurgia plástica que corrige imperfeições das orelhas, sejam elas salientes demais ou desfiguradas por algum problema ou acidente.

É possível melhorar a forma, posição e proporção das orelhas através desse procedimento, deixando-as mais naturais e harmoniosas com seu rosto e perfil. A otoplastia é recomendada principalmente para pessoas jovens, especialmente crianças, que podem sofrer bullying por conta dessa característica física conhecida também como orelha de abano.

A otoplastia, como outras cirurgias, é analisada individualmente. Cada corpo tem suas características e uma avaliação é essencial para entender o que você busca e a necessidade ou não de fazer este procedimento.

Otoplastia - Dr. Ricardo Gozzano

Como é o procedimento?

A cirurgia é composta de várias etapas, todas realizadas cuidadosamente para que não ocorra nada fora do planejado e o resultado seja o melhor possível.

Anestesia

A anestesia na otoplastia é importante para que você não sinta desconforto nenhum durante o procedimento. Ao conversarmos durante o pré-operatório, indicamos a melhor opção de anestesia para seu caso e organismo, que pode ser local com ou sem sedação.

A incisão

As incisões normalmente são feitas atrás da orelha, de forma discreta. Quando é necessário fazer incisões na parte frontal da orelha, elas são feitas nas dobras, para escondê-las. É retirado o excesso de pele e, dependendo do caso, cartilagem. Após isso, são feitos os pontos de fixação da orelha, conferindo a ela o novo formato.

Fechando as incisões

As incisões são fechadas com pontos externos. A técnica é individualizada, de acordo com sua necessidade e corpo, para não deformar nenhuma de suas estruturas.

Resultados da otoplastia

Os resultados são quase imediatos, principalmente em casos de orelhas em abano. Assim que os curativos são removidos, a mudança é perceptível, melhorando ainda mais conforme o inchaço diminui e o corpo se recupera.

Pós-operatório

Essa é uma etapa importantíssima para um bom resultado. É normal haver desconforto logo após a cirurgia, e medicações podem ser tomadas para aliviar a dor. O curativo feito deve ser mantido entre 24h e 48h. No caso de cirurgias com grandes correções, é necessário utilizar uma faixa de tecido compressiva durante 15 dias ininterruptos e depois, durante mais 15 dias, apenas para dormir.

Otoplastia em Sorocaba SP

A cirurgia plástica para correção de orelhas pode ser rápida e ter um pós-operatório simples, mas é preciso lembrar que, além de ser na face, é uma cirurgia plástica muito realizada em crianças, para corrigir o que se chama de orelha de abano. Em Sorocaba, você pode reduzir riscos e garantir a saúde do paciente com a clínica de cirurgia plástica Dr. Ricardo Gozzano. Oferecemos aos pacientes cirurgiões plásticos de São Paulo com especialização comprovada e um corpo clínico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com grande experiência em otoplastia para todas as idades e para Sorocaba e região.

Cirurgias Plásticas